Boa tarde, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Notícia

Sintimmmeb alerta sobre prazos para implantação de melhorias nas condições de trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque – Sintimmmeb - alerta os trabalhadores para acordo firmado em convenção coletiva para melhoria das condições de trabalho em prensas mecânicas e hidráulicas e equipamentos similares. O acordo foi feito dia 1º de dezembro de 2011 e prevê que as empresas usuárias de prensas e equipamentos similares abrangidas pela convenção, devem instalar, quando desprovidos, dispositivos de proteção ao trabalhador, para promover a sua saúde e segurança, conforme especificado na Norma Regulamentadora Número 12, conhecida como NR-12.
A necessidade de melhoria contínua nas condições de trabalho em prensas e equipamentos similares, por parte das empresas dos segmentos industriais, motivou a convenção que agora é acompanhada por uma comissão tripartite composta por representantes dos sindicatos dos trabalhadores dos municípios do Vale do Itajaí, por representantes dos sindicatos patronais e por representantes do Ministério do Trabalho.
Segundo o representante do sindicato para o assunto e membro desta comissão, Jorge Putsch, a Comissão Tripartite Permanente de Negociação - CPN -, tem o objetivo de acompanhar o integral cumprimento da convenção. As melhorias tem um prazo para serem colocadas em prática. “Ficou definido que as empresas tem um ano para se adequarem. Uma reunião de avaliação já foi feita pela comissão em abril. Estamos atentos aos prazos. A partir de junho as empresas deverão estar com o seu Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Equipamentos Similares (PPRPS) concluído e elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho, com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica, mantido na empresa a disposição da Auditoria Fiscal do Trabalho”, explica Jorge Putsch, diretor de Segurança no Trabalho do Sintimmmeb e membro da comissão.
Ele salienta que após este período, as empresas deverão eliminar todos os riscos que possam ainda eventualmente existir nas prensas e equipamentos similares por meio da prática do plano. “Estamos à disposição para prestar todas as informações necessárias para que os prazos sejam cumpridos e os trabalhadores passem a contar com mais segurança no ambiente de trabalho”, destaca Putsch. 

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.