Boa tarde, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Notícia

Sintimmmeb participa de Seminário em Itapema

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgica, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) participou na manhã desta segunda-feira, 18 de março, do 3º Seminário Estadual de Custeio do Movimento Sindical.

O encontro foi organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e Região, do qual o Sintimmmeb faz parte, e pelas centrais sindicais Nova Central, Força Sindical e UGT de Santa Catarina.

Em pauta, a discussão sobre investidas do Ministério Público do Trabalho na gestão das entidades sindicais da classe trabalhadora e a ameaça da extinção de fontes de arrecadação que mantém os sindicatos. Dirigentes e colaboradores das onze entidades que integram o Fórum Sindical de Brusque estiveram presentes. O presidente do Sintrafite, Anibal Boettger, representou a coordenação do órgão junto às demais autoridades.

A conversa teve como convidado especial o senador Paulo Paim (PT/RS), além do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC). Participaram, ainda, o também senador Cassildo Maldaner (PMDB/SC) e a deputada estadual Angela Albino (PCdoB), bem como dirigentes das centrais sindicais com atuação no estado e sindicatos de trabalhadores de várias cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A presença de Paim e Uczai teve como objetivo levar a discussão para o campo da esfera legislativa federal. Com isso, busca-se a iniciativa de que seja criado mecanismo legal que fortaleça a garantia constitucional de que não haja interferência do Estado nas entidades representativas de classe, que possuem autonomia assegurada pela própria Constituição.

Ações que têm tido início a partir de denúncias formuladas por fiscais do Ministério do Trabalho e que tem causado preocupação e indignação por parte do movimento sindical. Na visão dos sindicalistas, a retirada de fontes de arrecadação enfraquece o movimento, pois limita as condições de atuação das entidades na defesa dos direitos trabalhistas.
“O imposto sindical é o único instrumento que garante a existência dos sindicatos. Que o imposto sindical sirva de instrumento de luta do movimento sindical. O Brasil é campeão mundial de acidente de trabalho. Vão fiscalizar as empresas. Agora, ficar no pé do movimento sindical não dá”, disse Paim.

Do Sintimmmeb, estiveram presentes no Seminário o presidente José Isaías Vechi, o vice-presidente Eduardo de Souza, o secretário de saúde e segurança do trabalho Jorge Luiz Putsch e os advogados do sindicato Cíntia de Almeida Machado e Elias Soares Gonçalves.

Fonte: Assessoria Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e Região
Foto: Divulgação

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.