Bom dia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Notícia

Presidente do Sintimmmeb coordena reunião da Fetimmmesc em Bumenau

O presidente do Sintimmmeb José Isaías Vechi coordenou, na sexta-feira, 25 de outubro, em Blumenau, a reunião da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias dos Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Catarina (Fetimmmesc).

 

Devido a ausência do presidente da entidade, Ari Oliveira Alano, por motivos de saúde, Vechi, como diretor de administração, presidiu a reunião. No encontro, os diretores trataram de temas como o planejamento da Federação para 2014, onde serão programados cursos de aperfeiçoamento na área sindical em diversas regiões do Estado.

 

Outro assunto foi referente às ações do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). "Segundo a assessoria jurídica Sindicato dos Aposentados, é prudente esperarmos um pouco mais, pois as primeiras ações foram julgadas improcedentes. Então, é provável  que se tenha que mudar a estratégia e estaremos informando em breve que procedimentos tomaremos", explicou Vechi.

 

Nota: Entenda o caso

 

A Taxa Referencial (TR) é o índice usado para corrigir as contas do FGTS. Porém, desde 1999, o Governo federal não a aplica conforme os números da inflação anual. Com isso, o dinheiro do trabalhador vem ficando defasado.

 

A partir de 1999, a TR começou a ser reduzida, gradativamente, até que, em setembro de 2012, chegou a zero. Ou seja, o dinheiro do trabalhador que está no FGTS passou a ficar sem correção.

 

Diante disso, a Central da Força Sindical e demais entidades filiadas resolveram entrar com uma ação para cobrar na Justiça a correção das contas. A ação engloba o período de 1999 até os dias atuais. A correção do FGTS chegaria, dependendo dos anos da conta, a 88,3%. 

 

Fonte da nota: Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo 

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.