Bom dia, Sábado, 21 de Outubro de 2017

Notícia

Sintimmmeb define índice percentual de salário em aproximadamente 11% na primeira reunião da Convenção Coletiva

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) realizou na manhã deste domingo, 23 de março, no auditório do sindicato, a primeira reunião da Assembleia Geral da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015.

No encontro, os associados ouviram a leitura da pauta e definiram os itens das reivindicações. Por unanimidade, todos os artigos foram aprovados pelos presentes.

A data base do Sintimmmeb para fechar o acordo é maio. Entre as principais reivindicações estão: a estimativa do índice de porcentagem de aumento de salário definido foi de 11%  e o aumento do piso da categoria para R$ 1,5 mil. Atualmente, o piso está em R$ 980,00. 

Outro quesito no documento é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução da remuneração. A classe, hoje, trabalha 43,5 horas por semana. O Sintimmmeb é o único que conseguiu, como categoria, jornada menor que 44 horas e busca, este ano, redução ainda maior para seus associados. 

Um dos itens inclusos no rol de reivindicações é o intervalo de 10 minutos a cada uma hora de trabalho em dias que a temperatura oficial ultrapassar 35º. A diretoria entendeu essa necessidade devido à forte onda de calor ocorrida no início de 2014. Houve casos de trabalhadores que passaram mal dentro das fábricas e até mesmo casos de desmaio, em função do forte calor.  

Além disso, foi votada a manutenção do plano de saúde, pagamento de 50% dos medicamentos com receita e a manutenção das demais cláusulas sociais. O documento será encaminhado ao sindicato patronal ainda nesta semana e,  em seguida, será iniciada a negociação. 

"A Convenção Coletiva é a hora de mostrarmos a união da nossa categoria para melhorar as condições de trabalho do nossos trabalhadores e trabalhadoras. As nossas reivindicações visam tornar mais justas as relações de trabalho entre empregador e trabalhador, tanto em questões de segurança, remuneração e qualidade de vida", salientou o presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi.

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.