Boa tarde, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Notícia

Diretores do Sintimmmeb integram 11 MOVIDA

Diretores do Sintimmmeb - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque - participaram nesta segunda-feira, 28 de abril, do 11º MOVIDA - Movimento Catarinense em Defesa da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da classe trabalhadora. O evento ocorreu na cidade de Joinville, norte do Estado.

 

Por cerca de meia hora, aproximadamente mil pessoas, integrantes de sindicatos de todo Estado, saíram da sede recreativa do Sindicato dos Comerciários de Joinville, percorreram diversas ruas da cidade, passaram pela prefeitura e entregaram ao prefeito Udo Döler um documento com as reivindicações por melhores condições de trabalho, relacionadas à saúde e segurança. Por fim,  encerraram o ato na Praça Nereu Ramos.

 

Atualmente, em Santa Catarina, o índice de doença laboral ou de trabalho, ou seja, doenças ocasionadas em função de atividade profissional, é de 48%. Acima da média nacional. Um dos objetivos do MOVIDA é maior fiscalização às empresas para que esse índice diminua e para que o trabalhador tenha mais segurança e esteja menos exposto a acidentes.

 

"Algumas empresas enriquecem às custas do sofrimento físico, mental e psicológico dos trabalhadores com humilhações, desrespeito e até mutilações, em alguns casos. Queremos que o Estado fiscalize com mais rigor as empresas e puna exemplarmente as que descumprem as normas", comentou o secretário de saúde e segurança do trabalho do Sintimmmeb, Jorge Luiz Putsch, presente ao encontro.

 

Do Sintimmmeb, também integraram o MOVIDA os diretores do Conselho Fiscal Efetivo Waldemar Abelino e Edson Kistenmarcher, os Delegados Representantes Suplentes, Virgílio Schwartz e Gainete Moratelli, e a suplente Ivonete Maia de Lima.

 

A data

 

No dia 28 de abril foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.  No Brasil, a lei 11.121/2005 institui a mesma data para o dia Nacional da Segurança e da Saúde no Trabalho, onde diversas entidades em todo país realizam protestos, manifestações e passeatas, como a que ocorreu em Joinville nesta segunda-feira.

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.