Boa tarde, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Notícia

Sintimmmeb recebe encontro da semana de conscientização sobre hepatites virais

O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque recebeu nesta segunda-feira, 27 de julho, um encontro entre profissionais de saúde do município de Brusque e profissionais que atuam em salões de beleza e estúdios de tatuagem para repassar informações sobre os principais cuidados que devem ser tomados no manuseio de instrumentos que podem transmitir a Hepatite B. A ação faz parte dos eventos da semana de conscientização sobre hepatites virais.

Durante toda semana, de 27 a 31 de julho, as Unidades Básicas de Saúde de Brusque irão realizar uma intensificação da imunização em todas as faixas etárias. Portanto, quem não se vacinou poderá comparecer nos Postos de Saúde ou no Centro de Serviços em Saúde (em frente ao Terminal Urbano, no Centro), entre as 18 e 22 horas para receber a imunização.

Durante o encontro realizado nesta segunda-feira, os funcionários do Sintimmmeb e os participantes do encontro puderam receber a vacina contra a Hepatite B. Todas as ações são coordenadas pela Vigilância Epidemiológica do município.

Saiba mais

A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, cujos sintomas nem sempre aparecem, mas quando surgem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível contrair a doença por meio do compartilhamento de objetos sem adequada esterilização, tais como: agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure, materiais para aplicação de tatuagens e colocação de piercings.

A hepatite C também é transmitida pelo sangue. A contaminação pode ocorrer pelo uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ser portador da doença.

Como prevenir
- Vacine-se contra a hepatite B
- Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.
- Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.
- Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.
- Utilize material de manicure individual e esterilizado.
- Use preservativo em todas as práticas sexuais.

Fonte: Prefeitura de Brusque

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.