Bom dia, Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017

Notícia

Em viagem ao Japão, vice-presidente do Sintimmmeb conhece modelos de organização trabalhista e sindical

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgico de Brusque (Sintimmmeb), Eduardo de Souza, de 14 a 30 de janeiro, participou de um programa internacional de intercâmbio entre jovens líderes sindicais do setor trabalhista no Japão, no continente asiático.

A visita ao outro lado do mundo foi a convite da JILAF (Fundação Japonesa Internacional do Trabalho), uma organização criada pela Confederação dos Sindicatos dos Trabalhadores do Japão (RENGO). Os participantes são oriundos de diversas regiões do mundo. Em especial, na programação deste início de 2016, integraram o grupo 12 representantes de países da América Latina, como Brasil, México, Panamá, Colômbia, Chile, Costa Rica e Uruguai. A viagem, hospedagem e despesas foram todas custeadas pela JILAF.

Durante os cerca de 15 dias, o vice-presidente do Sintimmmeb participou de reuniões, seminários e palestras sobre Funções e Desafios do Movimento Sindical no Japão, Legislação Laboral e Social e Situação Laboral do país. Visitaram também a sede da RENGO, o Ministério da Saúde, Bem-Estar Social e Trabalho e o Centro de Produtividade japonês.

Teve, ainda, a visita a sindicatos e locais de trabalho e indústrias japonesas, com o intuito de mostrar aos intercambistas o funcionamento da administração pública e os serviços de apoio aos candidatos de emprego, função da Hellowork – Agência Estatal de Emprego do Japão.

O programa tem o objetivo de trocar experiências entre os países e seus gestores sindicais, para viabilizar projetos de desenvolvimento, melhorar o setor laboral, treinar líderes que possam defender os trabalhadores e proteger seus direitos, criar e ampliar as relações entre empresas e trabalhadores em assuntos relacionados à qualidade de vida, melhores condições de trabalho e organização laboral.

“Foi uma experiência sem igual, conhecer os processos, uma cultura completamente diferente, principalmente com relação a parte trabalhista, como os sindicatos e as centrais, como a RENGO e JILAF, se organizam. Compartilhamos as nossas experiências e pretendemos, com essa experiência, adaptar para o Brasil e pra nossa região os modelos japoneses que deram certo. Isso com certeza nos ajudará a fazer uma gestão melhor para os trabalhadores da nossa categoria”, disse Eduardo de Souza.  

Palestra brasileira

No programa, os líderes sindicais também palestram sobre a situação na área trabalhista e econômica de seus respectivos países. Eduardo de Souza falou sobre o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, evolução do salário mínimo e inflação, terceirização e trabalho informal, desemprego e rotatividade.

Também falou sobre a pauta trabalhista, reivindicada pelo movimento sindical brasileiro, que inclui redução da jornada de trabalho sem redução de salário, transporte público de qualidade, mais investimentos do PIB e da União para os setores de Saúde e Educação, entre outros itens.

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.