Bom dia, Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017

Notícia

Sintimmmeb participa de palestra do Movimento Abril Verde, que aborda temas sobre sa˙de e seguranša no trabalho

Diretores do Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) participaram nesta quarta-feira, 6 de abril, da primeira de quatro palestras do Movimento Abril Verde, mês dedicado a abordar temas relacionados à saúde e segurança no trabalho.

O primeiro encontro ocorreu no auditório do Sintrafite (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Brusque). A palestra foi ministrada pelo médico do trabalho Jonas Krischke Sebastiany, sob o tema: “Doenças Ocupacionais”.

“A Segurança e Saúde do Trabalho deveria fazer parte da própria ideologia das empresas. Se as pessoas simplesmente cumprissem o que a lei determina, a maior parte dos acidentes deixariam de acontecer. A questão é mudar parte da mentalidade de alguns empresários, identificando que esse tipo de ‘custo’ é, na verdade, um investimento na imagem da empresa, na própria produtividade, desde que vejam isso na amplitude que o tema merece”, comentou Jonas.  

Do Sintimmmeb, participaram presidente José Isaías Vechi, e o secretário geral, Jorge Luiz Putsch e os diretores Marcos Torresani, Adair Bodenmuller, Waldemar Albelino e Gilmar Sampaio.

A cada semana do mês de abril haverá uma palestra. No dia 13 de abril, o tema será “Assédio Moral” e ocorrerá na sede do Sintrivest (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região). Já no dia 20 de abril, será a vez de o Sintimmmeb sediar uma das palestras, sob o tópico “Acidente de Trabalho”. A quarta palestra ocorrerá na Câmara de Vereadores de Brusque, com o tema “O Papel dos Técnicos de Segurança no Trabalho”.

ABRIL VERDE

O Movimento Abril Verde é um projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Brusque e que virou Lei (nº 3.943/2015), proposto por José Isaías Vechi e Marli Leandro, no exercício de suas funções como vereadores, que visa discutir e elaborar sugestões para diminuição de acidentes de trabalho e doenças laborais.

Além disso, o Movimento busca conscientizar os trabalhadores, patrões, poder público, órgãos fiscalizados sobre doenças laborais, ou seja, decorrentes das atividades de profissão. “É de extrema importância discutirmos esse tema visto que milhares de pessoas morrem, se acidentam ou adoecem em função de suas atividades profissionais. Então, temos que discutir, debater e buscar soluções para diminuirmos  a incidência dessas situações”, argumentou Vechi.

No Brasil, em 2014, foram registrado, segundo o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), mais de 700 mil acidentes de trabalho. O Abril Verde em Brusque é organizado pelo Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região, entidade da qual o Sintimmmeb faz parte.

MOVIDA

O mês especial encerrará no dia 28 de abril, com um ato público do MOVIDA – Movimento em Defesa da Vida, Segurança e Saúde da Classe Trabalhadora Catarinense, que reivindica melhores condições de trabalho, cobra das empresas maior qualidade de vida no ambiente de trabalho e, do Governo, maior fiscalização para evitar e diminuir os índices de acidentes e doenças laborais.

Em 2016, o Movimento chegará em seu 14º ano e terá Brusque como sede. A concentração ocorrerá a partir das 9 horas, em frente ao Pavilhão da Fenarreco e seguirá em passeata até a Praça Barão de Schneéburg, no Centro. Todos estão convidados a participar.    

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.