Boa tarde, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Notícia

Sintimmmeb sedia palestra do Abril Verde, sob o tema Acidentes de Trabalho

O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque(Sintimmmeb) sediou, na noite desta quarta-feira, 20 de abril, a palestra “Acidentes de Trabalho”, evento realizado dentro das programações do Movimento Abril Verde, mês dedicado a abordar temas relacionados à saúde e segurança no trabalho.

O palestrante foi o Secretário de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical de Santa Catarina, Luiz Bitencourt. “Trazemos esses números de acidentes que ocorrem no Brasil com o intuito de amenizá-los. Nossa preocupação maior é a saúde do trabalhador, é que ele saia de casa para trabalhar e volte sadio e não acidentado. E, para isso, temos que capacitar a todos, para que o trabalhador conheça o seu ambiente de trabalho, seus riscos e que as empresas façam ações coletivas, eliminando os riscos de acidente de trabalho”, explicou Luiz Bitencourt .

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, de 2013, Santa Catarina ocupa o 1º lugar do ranking nacional de acidentes de trabalho. Entre 2006 e 2013, o estado contabilizou mais de 360 mil casos. Na média, são 141 acidentes por dia em Santa Catarina. Em âmbito nacional, em 2013,  foram registrados 717.911 acidentes de trabalho. Destes, 2.797 trabalhadores perderam a vida.

“A conscientização dos trabalhadores sobre esse assunto não deve ser algo esporádico. Deve ser contínuo. Porque o acidente de trabalho é um acontecimento inesperado. Se fizermos uma análise, esses acidentes prejudicam muito mais do que as crises econômicas. Além de prejudicar a sociedade, tira dinheiro da área da Saúde, da Educação. Hoje são milhões de reais gastos  com acidentes de trabalho. Com a conscientização sobre o tema, protegeremos nossos trabalhadores, o que é mais importante, e beneficiaremos a sociedade numa conjuntura muito maior ”, comentou o presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi.

Já foram realizada três palestras, sobre Doenças Ocupacionais, Assédio Moral e Acidentes de Trabalho. A última atividade do ciclo de palestras será na próxima semana, no dia 27 de abril, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores de Brusque, com o tema: “Papel dos Técnicos de Segurança no Trabalho”.

Está previsto para o mês, ainda, um manifesto público do MOVIDA – Movimento em Defesa da Vida, Segurança e Saúde da Classe Trabalhadora Catarinense, no dia 28 de abril, a partir das 9 horas, em frente ao Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof – a Fenarreco. 

MOVIMENTO ABRIL VERDE

O Movimento Abril Verde é um projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Brusque e transformado em Lei (nº 3.943/2015), proposto por José Isaías Vechi e Marli Leandro, no exercício de suas funções como vereadores, que visa discutir e elaborar sugestões para diminuição de acidentes de trabalho e doenças laborais. O Movimento busca conscientizar os trabalhadores, patrões, poder público, órgãos fiscalizadores sobre doenças e acidentes decorrentes das atividades profissionais em as áreas. 

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.