Boa tarde, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Notícia

Sintimmmeb participa de ato público em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores

O Movimento Abril Verde, mês dedicado a abordar temas relacionados à saúde e segurança no trabalho, encerrou nesta quinta-feira, 28 de abril, no Centro de Brusque, com a realização de um grande ato público do MOVIDA - Movimento em Defesa da Vida, Segurança e Saúde da Classe Trabalhadora Catarinense. Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) participaram do ato.  

Segundo a organização, cerca de 1.200 pessoas, trabalhadores ligados a diversos sindicatos de todo Estado participaram. A passeata pública iniciou em frente ao Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, a Fenarreco e passou por diversas ruas do Centro, Avenida Lauro Muller, passando pela Ponte Irineu Bornhausen (Ponte Estaiada),  até chegar a Praça Barão de Schneeburg, onde dirigentes sindicais e diversas autoridades tomaram a palavra e cobraram medidas para diminuir o número de acidentes e defenderam melhores condições de trabalho.

“O MOVIDA já existe há catorze anos. Hoje está disseminado em todo estado. E com nossa lei do Abril Verde, conseguimos, através do Fórum Sindical, trazer pra Brusque o MOVIDA. Tenho convicção que fizemos um excelente ato público. Com o belo dia de sol que nos agraciou nesse dia 28, consigamos conscientizar e abrir o olhos da nossa sociedade sobre a importância e urgência de cuidarmos da segurança e saúde dos trabalhadores”, comentou o presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi.

O movimento cobra das empresas maior qualidade de vida no ambiente de trabalho e do Governo maior fiscalização para evitar e diminuir os índices de acidentes e doenças laborais. Atualmente, segundo dados do Ministério da Previdência Social de 2013, Santa Catarina ocupa o 1º lugar do ranking nacional de acidentes de trabalho. Entre 2006 e 2013, o estado contabilizou mais de 360 mil casos. Na média, são 141 acidentes por dia em Santa Catarina.

“Precisamos despertar a consciência dos trabalhadores e da classe empresarial da necessidade de se tomar medidas contra isso e, a fim de sairmos do topo desses números negativos”, disse o Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Catarina, Ewaldo Gramkow. Em 2016, o MOVIDA chegou a sua 14ª edição.

ABRIL VERDE

O Movimento Abril Verde é um projeto aprovado na Câmara de Vereadores de Brusque e que virou Lei (nº 3.943/2015), proposto pelos vereadores José Isaías Vechi e Marli Leandro. O Abril Verde viabilizou palestras no decorrer do mês. A primeira tratou de Doenças Ocupacionais; a segunda falou sobre Assédio Moral; a terceira, realizada no Sintimmmeb, sob o tema Acidentes de Trabalho e a última, na Câmara de Vereadores do município, foi sobre o “Papel dos Técnicos de Segurança no Trabalho”.

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.