Bom dia, Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017

Notícia

Workshop explana operacionalização da Sintimmmeb Saúde para representantes das empresas da categoria

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) realizou na tarde desta quarta-feira, 18 de maio, um workshop sobre o Sintimmmeb Saúde, destinado aos representantes de Recursos Humanos (RH) e diretores das empresas que abrangem a categoria na região. O encontro foi realizado no auditório da sede administrativa do Sintimmmeb. 

O objetivo do workshop foi explicar às empresas como está ocorrendo a viabilização jurídica, financeira e administrativa da Sintimmmeb Saúde. Assunto esse explanado por Pedro Pereira, presidente do CTS Atuarial, empresa especializada em Consultoria Técnica e Atuarial (estatísticas e probabilidades) para Planos de Saúde e por representantes da Sallus Gestão e Sallus Contabilidade, empresas do grupo CTS e também contratadas pela Sintimmmeb Saúde para viabilizar todos os aspectos legais da operadora de saúde dos trabalhadores.

“Existem exigências de patrimônio mínimo, garantias financeiras, técnicas. Além de complexa, a legislação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é extensa. É preciso cuidado com as datas, processos,  incorporação dos dados e muitos outros itens que precisam ser analisados e executados. Isso é importante para que não se perca os prazos, não esteja sujeito a multas e tudo ocorra dentro das normas.É isso que a CTS faz para o sindicato. Hoje, a Sintimmmeb Saúde já tem autorização de funcionamento e isso significa que atendeu todos os requisitos, está totalmente enquadrada dentro das exigências da ANS”, explicou Pedro Pereira.

Há, ainda, a necessidade de empresas contábil e de gestão especializadas no ramo. Isso porque existem inúmeras regras que regulamentam a atividade e as exigências técnicas também são muitas e complexas,bem diferentes da contabilidade e gestão tradicionais. Por conta disso, foi preciso contar com os serviços de consultoria e também de contabilidade e gestão específicas  para execução operacional e de viabilização da Sintimmmeb Saúde junto ao órgão regulador.

O consultor da Sintimmmeb Saúde, Fabiano Amorim, que também é administrador do Hospital Azambuja, explicou sobre a notificação da ANS, recebida pelo sindicato, em 2014, as providências tomadas desde então, os estudos de viabilidade e a constituição da Sintimmmeb Saúde, aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada em setembro de 2014 e seu registro junto à entidade reguladora.

Após todas as falas, foi aberto um espaço para questionamentos. Os representantes das empresas fizeram diversas perguntas, e os consultores e o presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi, o presidente da Sintimmmeb Saúde e vice do Sindicato, Eduardo de Souza, esclareceram todas as dúvidas.

“Estamos realizando uma coisa séria, com transparência, com responsabilidade e equilíbrio financeiro, acima de tudo, não para prejudicar o trabalhador. Ao contrário, para beneficiá-lo ainda mais. É importante essa conversa direta também com a classe patronal, porque são eles que pagam o plano de saúde, pra saberem como vai funcionar e que não é algo sem embasamento, mas com confiança no que estamos fazendo. Então, trouxemos os consultores, reunimos as empresas , pra sanar todas as dúvidas e de uma vez por todas”, informou Vechi.

SISTEMA WEB

Sílvio Machado Gonçalves, responsável da Javé-Nissei, falou sobre o Sistema Web, já implantado e que está em fase de ajustes. O sistema tem a função gerenciar os cadastros, banco de dados, liberações de consultas, exames, assistência aos usuários, além do portal, que atenderá os associados, as empresas, os profissionais e clínicas cadastradas. O cadastro já está sendo realizado, funcionários do sindicato, que irão operar o sistema, também já passaram por treinamento.

PATRONAL

O encontro contou com a presença do presidente do sindicato patronal, que representa as empresas dos ramos metalúrgico, mecânico e de material elétrico da região, Sr. Ingo Fischer. “É um novo plano que o sindicato está propondo. Eu acredito, pelo que foi conversado nessa reunião, tenho a impressão de que é bom. Vou acreditar, porque a responsabilidade sempre foi do sindicato dos trabalhadores. A nossa sempre foi a responsabilidade de pagar”, comentou  Sr. Ingo Fischer.

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.