Boa tarde, Sábado, 21 de Outubro de 2017

Notícia

Palestra no Sintimmmeb aborda ação sindical diante das crises econômica e política

O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) sediou nesta sexta-feira, 3 de junho, a Palestra: “A ação sindical e a negociação coletiva na atual encruzilhada brasileira”, ministrada elo técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e economista Mairon Brandes.

Participaram do debate diretores sindicais do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) e gestores sindicais de diversas regiões do estado, entre elas, Brusque, Itajaí, Caçador, Timbó, Itapema, Blumenau e outros. Em síntese, a palestra abordou a complexidade do cenário político e econômico do país e teve como um dos objetivos discutir e refletir com as lideranças as estratégias e as especificidades da negociação coletiva como um todo, com foco na temática econômica.

“ A gente traz nessas oportunidades alguns elementos, indicadores da economia, pra aprofundar o debate e a discussão e, ao mesmo tempo, refletir sobre o momento político que o país passa, que é muito importante. E é um momento de muitos desafios pra classe trabalhadora, porque vários direitos adquiridos estão ameaçados. E precisamos estar conscientes desse cenário pra poder melhor se organizar e enfrentar os desafios que temos pela frente”, comentou o economista Mairon.

Foram expostos diversos indicadores, do ponto de vista macroeconômico, como desempenho do PIB (Produto Interno Bruto – conjunto de bens e produtos, riquezas, produzidos pelo país em um determinado período), juros, câmbio, inflação e de como esses índices impactam o mercado de trabalho e na vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

“ A gente percebe um momento de crise aguda no país, de retração da produção no setor industrial e os trabalhadores estão sentindo na pele tudo isso. Então, procuramos trazer esses indicadores pra fazermos uma reflexão e discussão sobre esses desafios”, explicou Mairon. Ao fim da apresentação, foi aberto um espaço para perguntas e debates sobre os assuntos expostos.

Homenagem

Antes do início dos trabalhos, como é de costume nas palestras regionais do Dieese, ocorreu uma homenagem a um dos diretores sindicais da região. Walter Horstemann, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos e de Material Elétrico de Timbó e Região (Stimmmet), teve sua história contada e foi homenageado pelo presentes.

Foram 47 anos como militante sindical e 37 anos como presidente do Sitmmmet, na defesa e conquista de direitos e benefícios dos trabalhadores de sua região de atuação. O Sr. Walter recebeu das mãos do presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi e de Mairon Brandes, um exemplar do livro, produzido pelo Dieese, “Greves no Brasil – de 1968 aos dias atuais”. Em seguida, Walter Horstemann, que segue atuante no movimento sindical como secretário geral do Sitmmmet, agradeceu a homenagem dos colegas.  

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.