Boa tarde, Sábado, 21 de Outubro de 2017

Notícia

Estudantes de Brusque aprendem sobre Sa˙de e Seguranša nas escolas

Alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Brusque participam, entre os dias 3 e 10 de outubro, de palestras e debates sobre o tema “Segurança e Saúde na Escola”, promovidos pela CIST – Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador de Brusque, criada para estudar as causas, efeitos, prevenção e proteção sobre saúde e acidentes de trabalho. Nesta semana, em especial, a CIST promove o tema com estudantes da região.  

Na noite desta segunda-feira, 3 de outubro, os alunos da EEB Feliciano Pires, no Centro de Brusque, receberam o presidente e o secretário de saúde e segurança do trabalho do Sintimmmeb (Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque), José Isaías Vechi e Jorge Luiz Putsch.

Na palestra, os estudantes aprenderam sobre tipos de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), Doença Profissional e de Trabalho, Incidente e Acidente de Trabalho, Riscos Físicos, Químicos e Biológicos, Controle Social, Benzeno, dentre outros assuntos.

“O público que buscamos alcançar é justamente os nossos jovens, que daqui um pouco já vão estar no mercado de trabalho. Acredito que trabalhar na prevenção e educação dos estudantes hoje é o caminho para, no futuro, eles poderem proteger sua saúde e exigir dos empregadores o cumprimento das normas básicas de segurança. Hoje, Santa Catarina ocupa o 1º lugar no ranking de acidentes de trabalho. Queremos mudar essa realidade. Nós, como sindicato, combatemos e cobramos muitos das empresas segurança e qualidade de vida aos trabalhadores. E só vamos conseguir reduzir esses números negativos com iniciativas educacionais e preventivas como essas”, comentou Vechi.

A lei federal 12.645/2012 instituiu 10 de outubro como “Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas”, onde um dos objetivos é a implantação do tema no calendário escolar. Durante a programação, diretores sindicais e técnicos de segurança e de saúde do trabalho e profissionais de saúde ocupacional ministrarão palestras em diversas escolas do município.

“Um dos objetivos principais dessa ação é promover a Educação. Muitas vezes nossos jovens entram no mercado sem qualquer preparo, nem instrução. E isso é muito prejudicial, não só para a sociedade, mas para os trabalhadores como um todo. É urgente falarmos sobre isso, porque com educação podemos, no futuro, evitar problemas que deixam nossos trabalhadores incapacitados, doentes e muitos, até mesmo, perdem a vida por não tomarem medidas básicas de segurança por não terem recebido instrução básica necessária”, alertou o secretário de saúde e segurança do trabalho Sintimmmeb e membro da CIST, Jorge Luiz Putsch.

Além das atividades que ocorreram nesta segunda-feira, haverá atividades nesta terça-feira, 4, a partir das 18h30, na EEB Francisco Araújo Brusque, no bairro São Luiz, na quinta-feira, 6, das 18h30 às 19h30, na EEB Dom João Becker, no bairro Maluche e na próxima segunda-feira, 10, também a partir das 18h30, na EEB Santa Terezinha. Na programação, ainda haverá, no dia 5, panfletagem em postos de combustíveis da cidade no Dia Nacional de luta contra a exposição ao benzeno, substância contida na gasolina, que é prejudicial à saúde.

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.