Boa noite, Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017

Notícia

Metalúrgicos de Brusque completam 50 anos de história

Em 27 de maio de 1967, por iniciativa do trabalhador e sindicalista Ademir Félix e mais 14 trabalhadores, nasceu a Associação dos Profissionais Metalúrgicos, organização criada para representar os trabalhadores da Indústria Metal-Mecânica de Brusque e região. Em 1976, o grupo conseguiu reconhecimento como Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) e poderia, a partir daí, representar toda a categoria.

Em 1978, dois anos após a criação, a oficialização da associação como Sindicato, foi realizada a primeira reunião da Convenção Coletiva de Trabalho. Foi um grande marco, porque significou que as decisões, os benefícios, seriam estendidos a toda a categoria e não apenas a algumas poucas empresas. Na década de 80, foram conquistados vários benefícios. Entre eles, em 1982, as férias são definidas coletivamente e são usufruídas por um período maior que 15 dias.

Em 1988, as empresas passaram a ter a obrigação de ceder, gratuitamente, uniforme e os equipamentos de segurança aos trabalhadores. Foi um item primordial, porque garantiu a milhares mais segurança e saúde dentro do chão de fábrica e melhor qualidade de vida aos trabalhadores. Em 1989, foi definida estabilidade para gestantes, mesmo após o tempo de licença maternidade. Um grande trabalho de Ademir Félix e de sua diretoria.

A década de 90 também teve grandes avanços. Em 1995, por exemplo, a diretoria do sindicato, já comandada por José Isaías Vechi, conquistou o maior ganho real no reajuste salarial: 8%, além do índice de inflação. Desde 1994, o sindicato fecha a Convenção Coletiva sempre com ganho real. No ano seguinte, por meio de muita negociação, os trabalhadores passam a ter um plano de saúde, em vista da carência no atendimento público. Nesses 20 anos, já foram mais de um milhão e 400 mil atendimentos, que seguem até hoje, agora com a Sintimmmeb Saúde, plano de saúde exclusivo dos trabalhadores e familiares.

Em 1998, o sindicato passa a oferecer cursos de idiomas, informática e profissionalizantes próprios e por meio de parcerias, atingindo aproximadamente três mil alunos. Os anos 2000 foram de muitas ampliações estruturais. Em 2002, o Sintimmmeb inaugurou a nova sede administrativa, na rua João Bauer, Centro. Nela, auditório para comportar as reuniões e assembleias, assistência, departamento jurídico, secretaria geral, rescisões e um espaço muito mais apropriado para recepcionar os associados e dependentes.

Em 2003, o Sintimmmeb e mais cinco sindicatos realizaram um grande sonho - a abertura da Farmácia dos Trabalhadores, que beneficia cerca de 35 mil pessoas. Em 2005, foi finalizado um investimento antigo na sede: quatro consultórios odontológicos com consultas gratuitas. Até hoje, foram aproximadamente 15 mil atendimentos no total. No ano de 2009, os associados ganharam mais um presente. A entrega da sede recreativa do Sintimmmeb, no Centro de Guabiruba.

Brusque está entre os municípios do estado onde se tem os melhores salários da categoria e são os únicos da classe no Brasil com jornada semanal de 43 horas e meia. E ano a ano o sindicato mostra a força da classe trabalhadora nas convenções coletivas, na luta por melhores salários, mais benefícios e qualidade de vida aos trabalhadores, segurança e saúde, na manutenção pelos direitos trabalhistas e muitas outras questões essenciais aos mais de 6 mil trabalhadores da categoria. 

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.