Bom dia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Notícia

Sintimmmeb participa de seminário do Trabalho e Emprego, em Florianópolis

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque participaram nesta quarta-feira, 31 de maio, do 1º Seminário Regional sobre o Futuro do Trabalho em Santa Catarina, promovido pela CETE – Conselho Estadual do Trabalho e Emprego de SC, realizado no campus Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis.

O encontro foi composto por membros de três setores da sociedade – trabalhadores, empresários e Governo – vindo de diversas regiões do Estado. No seminário, foram realizadas palestras, debates e oficinas.  Sob o tema, “O Futuro do Trabalho em Santa Catarina”, a palestra de Geraldo Buogo, engenheiro agrônomo e mestre e agroecosistema, explanou sobre como as novas tecnologias no mercado impactam os trabalhadores e o futuro do emprego, diante das velozes mudanças no mercado.

“Estamos em um processo de final de ciclo, que está se acelerando. Uma recomendação é continuar estudando, capacitação contínua, identificar áreas que serão promissoras. Como a área de cuidado com pessoas, ecologia e meio ambiente, é uma questão cada vez mais próxima das pessoas. Toda a área da infraestrutura, alguns ramos do Direito, visto que as relações estão mais complexas e as novas tecnologias. Estamos com uma geração que já nasceu dentro do computador. Colocamos muita expectativa nisso”, aconselhou Buogo.

O secretário geral do Sintimmmeb, Jorge Luiz Putsch, também conselheiro da CETE, enfatizou a importância de debates sobre o tema e da participação da classe trabalhadora nas atividades, ao mostrar as necessidades e aspirações dos trabalhadores.

“Não há como falar de futuro do trabalho e não falar do cenário atual das reformas, principalmente a trabalhista. Precarizar não é o caminho para o desenvolvimento, nem para geração de emprego, ao contrário. Diluir direitos dos trabalhadores é um erro gigantesco, um retrocesso. É consenso que a carga tributária é excessiva não só para os trabalhadores como para os empresários. Seminários como esse da CETE buscam propostas benéficas para ambos. As oficinas viabilizaram essa troca de ideias e analisaremos o que é viável para o sistema trabalhista”, comentou Jorge Luiz Putsch, secretário geral do Sintimmmeb.

Após a palestra, foram organizadas oficinas temáticas sobre (1) Serviços – Comércio, Transporte e Turismo; (2) Indústria e Tecnologia; (3) Setor Rural; e (4) Serviço Público - Educação. Das oficinas foram definidas propostas de políticas públicas com todo o grupo que poderão ser implantadas no sistema de trabalho e emprego do Estado nos setores inclusos nas discussões. Também participaram do Seminário os diretores do Sintimmmeb Moisés Cavaco e Edson Kistenmarcher.

O Conselho Estadual de Trabalho e Emprego é formado por membros de entidades do Governo como Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Emprego, SINE, entidades que representam os trabalhadores como centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT) e  sindicatos, como o Sintimmmeb, entidades empresariais, como a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de SC) e Fecomércio (Federação do Comércio de SC) e Univesidades, como a UDESC e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Rua João Bauer, n° 75 | Centro | Caixa Postal 310 | Fone (47) 3251-5900 | E-mail: sintimeb@terra.com.br

CEP: 88350-101 | Brusque | SC


Copyright 2017 - Todos os direitos reservados a SINTIMMMEB.