Sintimmmeb e entidades sindicais da região realizam mobilização em Brusque e paralisam BR 101, em Itajaí

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) participou na manhã desta quinta-feira, 11 de julho, do Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações, em Brusque.
A movimento local foi organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e Região, composta por 12 sindicatos, entre eles o Sintimmmeb. Cerca de 100 pessoas que aderiram à mobilização se concentraram na Praça Gilberto Colzani, em frente ao terminal rodoviário urbano.
Com cartazes e faixas, o protesto pedia mais investimentos na saúde e educação – 10% do orçamento da União para cada setor –, fim do fator previdenciário, transporte público de qualidade, valorização dos aposentados, diminuição de 44 para 40 horas semanais de trabalho, sem redução do salário, dentre outras reivindicações.
Os manifestantes partiram da praça em direção a Rua Adriano Schaefer até a Avenida Cônsul Carlos Renaux, seguindo pela rua Alexandre Athanásio Gevaerd e, por último, na Rua Germano Schaefer até a praça Gilberto Colzani novamente, onde encerraram o ato.
Ato fecha a BR 101, em Itajaí
Logo após a mobilização em Brusque, os trabalhadores e trabalhadoras se deslocaram até a altura do Km 117 da BR 101, em Itajaí, no Posto Santa Rosa, onde se juntaram a outros manifestantes dos municípios da região do Vale do Itajaí.
O grupo formado por aproximadamente 1,5 mil, reforçado pelos trabalhadores do Sintimmmeb e do Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e Região fecharam, por volta das 15 horas, a rodovia.
Durante a manifestação, os participantes gritaram frases de ordem, repetiram as pautas das reivindicações e cantaram o hino nacional. Após cerca de 30 minutos de paralisação, a BR 101 foi liberada.
“Essa grande mobilização, na nossa cidade, na nossa região e em todo Brasil mostra que o movimento sindical está organizado, sabendo exatamente o que queremos e não vamos descansar até que nós sejamos atendidos em todas as nossas reivindicações. Devemos continuar nos mobilizando, sempre pacificamente, porém de maneira firme para pressionar o Governo e os políticos a fim de melhorar as condições dos trabalhadores brasileiros”, comentou o presidente do Sintimmmeb José Isaías Vechi.
Outras notícias
-
Dia das Crianças dos Metalúrgicos 2025 promete uma tarde de diversão e alegria
09/19/2025 10:59 -
Florianópolis sediará etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
09/19/2025 10:50 -
Tá no Acordo: reajuste salarial é conquista de cada ano com união e mobilização
07/25/2025 19:29 -
Sintimmmeb lança série de vídeos “Tá No Acordo!” para explicar direitos garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho
07/18/2025 21:49