Sintimmmeb prestigia lançamento de livro do DIEESE
O presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi, e secretário geral, Jorge Luiz Putsch, estiveram nesta sexta-feira, 8 de abril, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Mecânicas de Joinville, para o lançamento do livro: "As Faces da Indústria Metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical".
A publicação é de autoria de André de Oliveira Cardoso (organizador), Confederação Nacional dos Metalúrgicos e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Veja a contracapa da publicação abaixo ou baixe o livro completo pelo link: http://goo.gl/DiKnAf.
CONTRA CAPA
As faces da indústria metalúrgica no Brasil: uma contribuição à luta sindical pretende apresentar ao leitor o desenvolvimento bem como o atual retrato e horizontes dos diversos segmentos que compõe o ramo metalúrgico.
O ramo metalúrgico está relacionado à produção e transformação dos metais, sendo encontrado ao longo das diversas cadeias produtivas. Devido sua heterogeneidade, o ramo foi estudado segundo a organização setorial adotada pela CNM/CUT, a fim de captar as especificidades de cada um.
Este trabalho aborda as características de cada segmento, seu histórico no Brasil, bem com sua posição no âmbito internacional, a partir da ótica dos trabalhadores. Tomando como base o período que vai de 2002 a 2013, são apreciadas as políticas de fomento do estado brasileiro que atingem diretamente os segmentos, além de indicadores econômicos como taxa de investimento, produção física e produtividade, por exemplo.
É evidenciada, com especial atenção, a evolução do mercado de trabalho formal, bem como o número de trabalhadores, a distribuição regional, a remuneração média, rotatividade e o perfil dos trabalhadores, em 2013. Por fim, são apontadas algumas perspectivas para cada segmento.
Outras notícias
-
“Tá no Acordo” esclarece dúvidas sobre a Sintimmmeb Saúde e reforça convite para assembleia da campanha salarial
03/13/2026 16:01 -
Sintimmmeb convoca metalúrgicos para assembleia que dará início à negociação salarial 2026/2027
03/06/2026 18:15 -
Mercado de trabalho aquecido e crescimento econômico fortalecem negociação coletiva dos metalúrgicos
02/20/2026 10:50 -
Janeiro Branco: por que falar de saúde mental no trabalho agora?
01/30/2026 17:17