Centrais Sindicais se reúnem com federações patronais para discutir Piso Salarial Estadual 2017
O secretário geral do Sintimmmeb (Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque), Jorge Luiz Putsch, e demais representantes das Centrais Sindicais de Santa Catarina se reuniram na tarde desta sexta-feira, 3 de fevereiro, em Florianópolis, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), com lideranças empresariais do Estado para a quarta rodada de negociações para o Piso Salarial Estadual para 2017.
O encontro teve a presença maciça dos trabalhadores. A negociações avançaram, porém, ainda não se chegou a um consenso final para o reajuste dos pisos para o ano. Os empresários ofereceram 5% de reajuste, já os sindicalistas reivindicam 12%. As lideranças deverão se reunir novamente no dia 21 de fevereiro para costurar o acordo e formalizar os valores das faixas salariais das classes.
“A negociação do piso salarial estadual é importantíssima, principalmente para os trabalhadores que não possuem representatividade em suas categorias. A negociação é sempre um processo delicado, que exige muita paciência de ambos os lados para que se chegue a um resultado positivo para os trabalhadores. E com certeza é isso que iremos buscar”, comentou Jorge Luiz Putsch, secretário geral do Sintimmmeb.
A tratativas visam definir o piso salarial para diversas categorias em Santa Catarina. Entre elas estão: agricultura, pecuária, indústrias químicas e farmacêuticas, alimentação e comércio em geral, indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico, indústrias de fiação e tecelagem, entre outros. As categorias são divididas em quatro faixas salariais, definidas após o fechamento do acordo entre os representantes dos trabalhadores (centrais sindicais) e dos empresários (federações patronais).
Da Centrais, participaram representantes da Força Sindical SC, Central Única dos Trabalhadores(CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Intersindical, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST). Do empresariado, participaram representantes das federações patronais da Indústrias, Comércio, Agricultura, Transporte e Hospitais, entre outros setores.
Outras notícias
-
Material escolar com desconto estará disponível na Dokassa a partir de 8 de dezembro para sócios metalúrgicos e dependentes
12/01/2025 13:41 -
Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é sancionada
11/26/2025 18:46 -
Sintimmmeb apresenta balanço positivo nas assembleias de prestação de contas
11/06/2025 15:25 -
Sintimmmeb convoca assembleias de prestação de contas dos exercícios de 2023 e 2024
10/25/2025 10:05