Campanha salarial e Convenção Coletiva de Trabalho dos metalúrgicos de Brusque inicia dia 4 de março

02/27/2018 | 18:44

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) realizará no próximo domingo, 4 de março, a partir das 9 horas, a primeira Assembleia Geral da Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019, que acontecerá no auditório da sede administrativa, localizado na Rua João Bauer, nº 75, Centro de Brusque.

Nessa primeira reunião serão definidos todos os itens do documento. Os trabalhadores ouvirão a leitura da pauta, irão debater e sugerir mudanças ou alterações. A partir disso, os associados votarão a aprovação do documento, que será encaminhado ao sindicato patronal (SIMMEBr) para se iniciar as negociações.

O encontro é o pontapé inicial para a campanha salarial e as negociações da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, que, além de definir o índice percentual de aumento para o ano, também tratará da renovação dos benefícios sociais para os trabalhadores.  As negociações anuais visam não apenas manter, mas busca ampliar os atendimentos, assistência e garantias para a classe trabalhadora.

Benefícios essenciais

Alguns números indicam a importância da atuação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque junto ao patronal. Em 2017, por exemplo, foram realizadas pouco mais de 15 mil atendimentos no departamento odontológico, que assiste trabalhadores associados e também os familiares dependentes, gratuitamente. Outro benefício garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho é o pagamento do reembolso pelas empresas de 50% no valor do medicamento com receita médica.

Os associados e dependentes têm, ainda, o plano de saúde exclusivo da classe, a Sintimmmeb Saúde, que conta com uma rede credenciada de mais de 170 médicos de 35 especialidades diferentes, cinco hospitais credenciados em três cidades, centros de ultrassonografia, radiologia e laboratórios de análises clínicas. É realizada uma média de 108 mil atendimentos e procedimentos (consultas, exames e pronto atendimento) por ano, cobertos pelo plano.

A lei garante à gestante período de quatro meses de licença maternidade, mais um mês de estabilidade. Porém, as trabalhadoras metalúrgicas de Brusque e região têm garantidas pela Convenção Coletiva de Trabalho mais 90 dias de estabilidade no emprego, além dos quatro meses de licença previstos em lei. Existem, ainda, previstos no documento que contém um total de 36 cláusulas, carga horária reduzida de 43,5 horas semanais, prêmio assiduidade semestral, entre outros.

“Sempre foi importante a presença de todos os trabalhadores nas assembleias. Mas nesse ano, em especial, é ainda mais importante. Não existe outra fórmula para tudo que foi conquistado até hoje para a classe seja, não só mantido, mas também ampliado. E a CCT tem força para isso. Mas os trabalhadores precisam estar juntos. A questão das rescisões de contrato é um dos itens mais importantes, porque sabemos que sem a fiscalização e a conferência do sindicato, os trabalhadores estarão muito mais expostos a erros na hora de receber o que têm direito. Em 2017, de janeiro a setembro, foram recuperados R$ 107 mil, que não seriam pagos aos trabalhadores na hora da rescisão por causa de erros. Fechar uma boa Convenção Coletiva de Trabalho, com o engajamento de todos, é essencial para mantermos o mínimo de dignidade e benefícios à categoria”, explanou o presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi.

A Sintimmmeb utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.