Brusque inicia campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite para crianças com idade de 1 a menores de 5 anos
Começou nesta segunda-feira, 6 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. O Dia D está marcado para 18 de agosto, sábado, quando todas as salas de vacina estão abertas. A campanha encerra no dia 31. a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. O Dia D está marcado para 18 de agosto, sábado, quando todas as salas de vacina estão abertas. A campanha encerra no dia 31.
O público-alvo da campanha são crianças com idade entre um e 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo que já tenham sido imunizadas. A meta do município é atingir 95% das 5.761 crianças da cidade. Os responsáveis que levarem os pequenos para serem vacinados devem levar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS.
A imunização estará disponível em todas as UBS que possuem sala de vacina. As unidades dos bairros Nova Brasília, Volta Grande, Rio Branco, Santa Luzia, São João, Cedrinho e São Pedro não possuem este local, portanto as pessoas devem procurar uma outra unidade próxima.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Natália Cabral Marchi, ressalta que a vacina é a única forma de prevenir estas doenças. “Se hoje temos mais de 800 casos de sarampo no Brasil é pela falta de imunização. Temos uma boa cobertura vacinal, porém não podemos descuidar”.
De acordo com o Ministério da Saúde o país erradicou a poliomielite do território em 1994 e eliminação do sarampo havia sido alcançada em 2016.
Em alguns estados, campanha foi antecipada
Nos estados que registraram surtos de sarampo, a vacinação foi antecipada como medida de bloqueio para interromper a circulação do vírus. Em Roraima, a campanha iniciou em março e envolveu pessoas de 6 meses a 49 anos. Já em Manaus (AM), aconteceu em abril e o público vacinado foi de 6 meses a 29 anos de idade. E, em Rondônia, a vacinação está em andamento para crianças de 6 meses a menores de cinco anos. Durante a mobilização nacional, esses estados devem convocar novamente as crianças, na mesma faixa etária, de um a menores de cinco anos.
O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que estão disponibilizadas no SUS. Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.
Foto: (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Outras notícias
-
Material escolar com desconto estará disponível na Dokassa a partir de 8 de dezembro para sócios metalúrgicos e dependentes
12/01/2025 13:41 -
Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é sancionada
11/26/2025 18:46 -
Sintimmmeb apresenta balanço positivo nas assembleias de prestação de contas
11/06/2025 15:25 -
Sintimmmeb convoca assembleias de prestação de contas dos exercícios de 2023 e 2024
10/25/2025 10:05