EDITORIAL – A era da desinformação e da intolerância !

10/25/2018 | 17:05

Os sindicatos sempre estiveram na vanguarda na luta pelos direitos sociais, direitos humanos e da liberdade. Sempre respeitamos a democracia e a liberdade de expressão e opinião. Os ataques que as pessoas, gratuitamente, têm sofrido, especialmente pelas mídias sociais, se tornaram, infelizmente, território sem lei. Porém, o fato de pessoas com opiniões divergentes não nos preocupa. O que nos deixa decepcionados é a intolerância e a falta de informação de muitos. A gestão do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque sempre foi transparente e o zelo com os recursos e com os direitos adquiridos pela categoria sempre foram a nossa prioridade.

Sempre ouvimos e abrimos espaço para pessoas de todas as vertentes e nunca discriminamos ninguém em virtude de cor, raça, classe social, ideologia política e sempre respeitamos os pensamentos e opiniões alheias diferentes. Ao que nós temos conhecimento, AINDA E, POR ENQUANTO, VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA, onde o artigo 5º da Constituição Federal brasileira garante que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (…)” e o item 19 diz que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, ao contrário do que alguns têm pregado ferozmente, principalmente nas redes sociais.

O Sindicato é, sim, apartidário. Ou seja, não tem partido político. Mas cada cidadão é livre para pensar como bem entender, desde que respeitem as regras do jogo democrático. Abrimos, sim, espaço para pessoas de todo tipo. Jamais poderíamos, diante dos nossos princípios, como instituição, censurar e negar o direito à expressão de quem quer que seja, da Direita ideológica ou da Esquerda. Eventos devidamente organizados e com o fim de debater ideias não geram custos para o sindicato nem para os associados. É preciso conhecer, estar a par de todos fatos, sem acusações levianas.

Um debate serve exatamente para este propósito: debater ideias, nada mais, de maneira respeitosa, educada e democrática. Concordando ou não com determinado rumo, é preciso respeito, tolerância, conhecimento. A divergência faz parte da democracia, assim como disse o genial escritor e jornalista Nelson Rodrigues: “A unanimidade é burra”. É verdade. Se todas as pessoas pensassem de maneira igual, ainda estaríamos nos tempos das cavernas. O que pedimos a todos é mais tolerância com as expressões e ideias contrárias.

Vivemos na era do superficialismo, a era da desinformação. De pessoas que se acham ‘bem informadas’ ou politizadas por lerem uma fake news no whatsapp ou no facebook ou que tiram verdades absolutas para suas vidas de dois ou três tweets da internet. Pesquisem, se informem, ouçam o outro lado, não se deixem manipular e respeitem o próximo, SEMPRE. Salve a democracia, salve o respeito. Abaixo a intolerância.

José Isaías Vechi

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque e Região | Sintimmmeb

A Sintimmmeb utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.