Benefícios de reembolso de lente de óculos e auxílio funeral e nebulizador são novamente oferecidos aos trabalhadores metalúrgicos

Desde janeiro de 2019, três benefícios voltaram a ser oferecidos aos trabalhadores, trabalhadoras associados: o reembolso de lente de óculos com receita médica, e o auxílio funeral, onde o sindicato concede, em caso de falecimento do associado, o valor de um salário mínimo vigente. Ou em caso de morte de dependente, é liberado 50% do valor do salário mínimo vigente.
Ainda outra assistência que retornará à lista é o auxílio na compra de aparelho nebulizador. A máquina é responsável por levar medicamento pelas vias aéreas (nariz e boca), especialmente para quem sofre com doenças respiratórias. O reembolso é de 50% no valor do equipamento, mediante apresentação de nota fiscal de compra, que é concedido uma vez por sócio, já que o aparelho tem duração de longo prazo.
Por que benefícios foram suspensos?
A nova legislação trabalhista, que entrou em vigor no fim de 2017, retirou a obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical, descontada na folha uma vez por ano. Esses recursos eram integralmente utilizados nesses e em outros benefícios. Para garantir a continuidade das demais assistências prioritárias, como departamento odontológico e jurídico, por exemplo, o benefício teve que ser suspenso temporariamente e uma reavaliação orçamentária foi necessária.
Como foi possível o retorno dos benefícios?
Com a reavaliação orçamentária, o sindicato viu a necessidade de se ajustar para oferecer novamente os benefícios. Houve o corte de funcionários do setor administrativo e do departamento odontológico, que não comprometeu o atendimento dos sócios. Foram descontinuados eventos como Passeio Ciclístico do dia do Metalúrgico e o campeonato de bocha, que eram realizados anualmente, além do enxugamento de outras despesas. Dessa forma, a partir de 2019, será possível oferecer novamente o reembolso de lente de óculos e os auxílios funeral e de aparelho nebulizador.
“É um compromisso nosso garantir que os trabalhadores tenham sempre os melhores benefícios possíveis, dentro do que está ao nosso alcance. Diante de algumas circunstâncias, é necessário nos readequarmos, visto que temos a responsabilidade de não fazer loucuras e zelar pela sustentabilidade financeira do sindicato, que é dos trabalhadores. E foi o que fizemos. Reavaliamos, fizemos as adequações necessárias e poderemos novamente oferecer essas assistências”, explicou o presidente do Sintimmmeb Eduardo de Souza.
Outras notícias
-
Dia das Crianças dos Metalúrgicos 2025 promete uma tarde de diversão e alegria
09/19/2025 10:59 -
Florianópolis sediará etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
09/19/2025 10:50 -
Tá no Acordo: reajuste salarial é conquista de cada ano com união e mobilização
07/25/2025 19:29 -
Sintimmmeb lança série de vídeos “Tá No Acordo!” para explicar direitos garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho
07/18/2025 21:49