Sindicato realiza levantamento que mapeia a COVID-19 entre os trabalhadores metalúrgicos de Brusque e região

Sindicato realiza levantamento que mapeia a COVID-19 entre os trabalhadores metalúrgicos de Brusque e região
02/09/2020 14:37:43 + A - A

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque, em parceria com as empresas pertencentes à categoria em Brusque e região, realizou no último mês um levantamento que mostra um panorama da pandemia do Coronavírus entre os trabalhadores da classe. A pesquisa leva em conta os dados desde o início da pandemia na região, a partir de março até 31 de agosto. A apuração abrangeu 77% de todos os empregados metalúrgicos de Brusque, Guabiruba e Botuverá, no total de 3.700 trabalhadores pesquisados. Atualmente, a classe possui cerca de 4.800 associados.


No total, 578 trabalhadores foram testados. Destes, 135 testaram positivo para a COVID-19. O número percentual de trabalhadores infectados em relação ao total pesquisado representa 3,7%. Os dados coletados mostram, ainda, que mais de 300 trabalhadores foram afastados por suspeita de ter contraído o Coronavírus: 286 foram afastados por um período inferior a 15 dias e 16 foram isolados por mais de duas semanas.


Em seis meses, desde o início da pandemia, a categoria registrou um óbito. A pesquisa contou com o auxílio e os dados repassados pelos setores de Recursos Humanos e Administrativo das indústrias metalúrgicas da base territorial do sindicato. O presidente do Sintimmmeb, Eduardo de Souza, frisou a importância da coleta dos números para que ações de enfrentamento possam ser tomadas de maneira mais efetiva.


“Lamentamos profundamente a perda do trabalhador, registrado neste levantamento. Qualquer vida que se perde é muito. Gostaríamos de não ter tido nenhum óbito diante da COVID-19. Porém, os dados indicam que, tanto os trabalhadores quanto as empresas tem se esforçado bastante em manter a segurança dentro do chão de fábrica. Além disso, saber a real situação dentro da nossa área de atuação, nos ajuda a auxiliar onde se tem mais necessidade”, disse.


Medidas de prevenção


O sindicato, em parceria com a Sintimmmeb Saúde (plano de saúde dos metalúrgicos), tem buscado orientar os trabalhadores e empresas. Além disso, disponibilizou um médico do trabalho e infectologista com o intuito de auxiliar os trabalhadores e as empresas a adotar medidas efetivas contra a propagação do Coronavírus dentro do ambiente laboral.


Algumas visitas técnicas já foram realizadas nas indústrias. Nelas, o especialista avalia e sugere protocolos de ações, orientações e recomendações de segurança, diante da realidade de cada ambiente como os tipos de máscaras de proteção e uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), higienização e limpeza de ambientes de uso comum, redução do contato social, entre outros.


“Todo esse esforço visa, em primeiro lugar, resguardar a vida e a saúde dos trabalhadores. Entender a progressão e a dimensão da propagação da doença vai nos dar um poder maior de ação, auxiliar as empresas e o mais importante: tomar medidas práticas para que cada metalúrgico exerça sua função da maneira mais segura possível. E que os trabalhadores e as trabalhadoras vão ao trabalho seguros e voltem pra casa igualmente saudáveis”, comentou o presidente do sindicato, Eduardo de Souza.


O sindicato disponibilizou também um canal de comunicação para aos associados para esclarecimento de dúvidas via Whatsapp, pelo número (47) 9 9242-5796. Dessa forma, o contato pelo aplicativo evitará deslocamentos desnecessários, especialmente diante das recomendações dos órgãos de saúde, de evitar ao máximo as aglomerações e manter o distanciamento social.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

LEVANTAMENTO DA COVID-19 | METALÚRGICOS DE BRUSQUE E REGIÃO

- Dados abrangem 6 meses, de março a agosto

- Total na categoria: 4.800 trabalhadores

- Total pesquisados: 3.700 trabalhadores (77% do total)

- Afastados por menos de 15 dias: 286

- Afastados por mais de 15 dias: 16

- Total de trabalhadores testados: 578

- Testados Negativos: 436

- Testados Positivos: 135

- Óbito: 1

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

SINTIMMMEB

| Rua João Bauer, nº 75, | Brusque | SC |

| CEP: 88350-101 | Telefone: (47) 3251-5900

| Expediente: segunda-feira à sexta-feira

| Horário: das 8h às 18h30 (sem fechar para almoço)

| E-mail: sintimeb@terra.com.br

Sala de Imprensa Base territorial
  • Brusque
  • Guabiruba
  • Botuverá