Dilma Rousseff sanciona lei que concede aviso prévio de até 90 dias
A presidente Dilma Rousseff sancionou no dia 11 de outubro a lei aprovada pela Câmara dos Deputados que concede aviso prévio de até 90 dias, proporcional ao tempo de trabalho. Atualmente, os trabalhadores têm direito a 30 dias de aviso prévio.
A nova lei determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio, com o acréscimo de três dias por ano trabalhado, podendo chegar ao limite de 90 dias (60 dias mais os 30 dias atuais). Com a mudança, o empregado terá direito aos 90 dias de aviso prévio quando completar 20 anos de trabalho. Segundo o Ministério do Trabalho, a nova lei não é retroativa. Ou seja, o pagamento não deve ser estendido para aquelas pessoas que foram demitidas antes de as novas regras entrarem em vigor.
Conforme a FETIMMMESC, o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço é devido somente no caso de dispensa por iniciativa do empregador, inclusive na rescisão indireta, permanecendo a regra já existente quando houver pedido de demissão pelo empregado.
Aqueles que já estão no mercado de trabalho poderão usufruir do novo benefício. Vale tanto para o empregado que for demitido como para aquele que pedir demissão.
Exemplo:
Tempo/direito
Um ano
30 dias de aviso prévio
Dois anos
33 dias de aviso prévio
Três anos
36 dias de aviso prévio…
Vinte anos
90 dias de aviso prévio
Outras notícias
-
Sintimmmeb reforça luta pelas 40 horas na 6ª Marcha dos Catarinenses
08/21/2026 15:31 -
Sintimmmeb e Sintimmmeb Saúde realizam assembleias de prestação de contas nesta quinta-feira
08/11/2026 15:06 -
Sintimmmeb mobiliza trabalhadores de Brusque e Guabiruba pelo fim da Escala 6×1
08/10/2026 17:25 -
Livro sobre dívida pública reúne lideranças sindicais e representantes de entidades em lançamento no SINTIMMMEB
07/22/2026 15:49